Professor
Em José de Alencar temos suas obras divididas em Três Alencares, o primeiro considerado como o Alencar dos rapazes, heróico, altissonante, em obra como O Guarani; o segundo sendo o Alencar das mocinhas, gracioso, as vezes elegante, outras, quase trágico, em obras como Cinco Minutos e A Pata da Gazela, e o terceiro Alencar é considerado o Alencar dos adultos, sem muito heroísmo e elegâncias, assim caracterizado por conter homens e mulheres que se enfrentarem em um plano de igualdade, encontrados nas obras Senhora e Lucíola.
O 3º Alencar é encontrado em Senhora pela presença, do amor, que inspira toda a trama, em todo o romance existe um problema, em Senhora as diferenças sociais separam os amantes, mas a inocência de seus sentimentos acaba resultando na união dos dois. Alencar usa o presente e o passado oculto dos personagens, para dar um suspense na trama, em que de acordo com que ele revela o passado os enigmas vão sendo desvendados.
Já em Lucíola o 3º Alencar é voltado para a revelação da alma de personagens problemáticas, com ênfase na sua análise psicológica, onde Lucia na inocência de criança sacrifica sua honra pela saúde de seu pai, e a partir disto é violada brutalmente toda sua vida. Mas a frente é notado que a sensualidade possuída por ela lhe causa um efeito de culpa, o que faz repetir o desejo de autopunição. Em Lucíola Alencar mostra mais uma vez um enlace entre o presente e o passado, que leva Lúcia á salvação final. Em Lucíola, se conclui que a temática central esta na exaltação do amor como força purificadora, capaz de fazer uma prostituta se converter numa amante sincera e fiel.
Maisa Cristina Pereira de Sá
2º Semestre de Letras
Literatura Brasileira
Prof.ª Sueli
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA – FFCL
SEMINÁRIO – TERCEIRO ALENCAR (SENHORA E LUCÍOLA)
Maisa Cristina Pereira de Sá
2º Semestre de Letras
Literatura