Professor
INTRODUÇÃO:
ATAQUE: O ataque no voleibol é o ato de bater na bola levantada acima da rede para a quadra oponente e que consiste em uma aproximação, salto, contato com a bola e queda, exige força explosiva, velocidade de deslocamento e coordenação motora. O ataque, no conjunto da ação, consiste em cinco pontos considerados fundamentais para a execução da tarefa.
1 – AVALIAÇÃO – O atacante precisa aprender a avaliar todas as ações que antecedem ao ataque. È através dela que ele decidira como fará o ajuste com a bola levantada e qual a melhor forma de obter vantagens para sua equipe.
2 – APROXIMAÇÃO – A corrida de aproximação com aceleração pode ser feita com 2, 3 ou mais passos.
3 – SALTO VERTICAL – Converte a aceleração horizontal para uma explosão vertical.
4 – CONTATO – O atacante usa o braço como se tivesse acionando um chicote, no choque com a bola a mão deve estar relaxada. 5 – QUEDA – O atacante ao fazer o contato com o solo deve amortecer a queda.
OBJETIVO DO PLANO DE AULA. Quero que ao final desta aula os alunos possam ter uma boa noção sobre o ataque no voleibol, bem como desenvolver os movimentos corretos.
MATERIAL UTILIZADO NESTA AULA.
1 – Uma quadra de vôlei .
2 – Uma bola por dupla (15 bolas).
3 – Quatro cones.
4 – Jornal velho (para fazer o rabo).
5 – Folhas de papel e pincel atômico.
FAIXA ETÁRIA. Este plano de aula foi projetado para crianças de 5ª a 6ª série, com uma faixa etária de 10 a 11 anos. Tempo de aula de 50 a 60 min.
MÉTODO UTILIZADO DE ENSINO. Método de ensino misto.
AQUECIMENTO. Começa um aquecimento com a brincadeira
* Pega o rabo da cobra. Este aquecimento tem como estímulo de união e estratégia, sendo assim um pré aquecimento. Com uma duração de 3 min.
Execução – Alunos divididos em duas colunas, uma de frente para a outra, os companheiros segurando nos quadris do colega da frente, ao comando de começar, a cabeça da cobra tem que pegar o rabo da outra cobra,