professor
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. é um tipo câncer que atinge os tecidos da região da boca. Estudos indicam que altas doses de álcool, tal como bebidas alcoólicas e enxaguastes podem catalisar o processo de desenvolvimento de câncer.
-CAUSAS
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. -FATORES DE RISCO
Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
Ao possuir algum sintoma que possa sugerir o câncer oral, o doutor ou o dentista irão checar sua boca e garganta procurando anormalidades, caroços ou outros problemas. Neste exame será verificado o céu da boca, o assoalho da boca, a parte interior de seus lábios, de suas bochechas, linfonodos, a parte de trás da garganta e será analisada a sua língua em sua extensão e as laterais.
Após a realização de exames se não for diagnosticado nada e os sintomas persistirem, é interessante que o paciente procure um médico especializado como um otorrino laringologista ou outro médico especializado.
Se o câncer oral for diagnosticado, é necessário que se descubra o qual o seu estágio para iniciar o tratamento. É necessário verificar se as células cancerígenas não atingiram outros órgãos, realizando assim, o que se chama de metástase de câncer oral. *Raios-X
*CT Scan
*Ressonância Magnética
*Endoscopia