Resumo sistema visual
Os seres humanos são animais visuais, eles confiam muito em seu sentido visual, e o comparam com o que vale a pena (precisam ver para crer). O sistema visual é muito complexo, além disso, o que as pessoas “sentem” e “percebem” pode ser bem diferente.
1.1. Estimulo: Luz
Para que se possa ver, é necessário que se haja luz. As ondas de luz variam-se tanto em altura (que afeta a percepção do brilho) quanto em comprimento (que afeta na percepção da cor). As luzes que os seres humanos podem ver são misturas de diferentes comprimentos que, assim, as luzes podem variar a sua pureza.
A visão é uma ferramenta que proporciona as pessoas a se sentir em contato com o mundo real. Embora o sentido da visão dependa da luz, pra que as pessoas possam ver, a entrada de um estimulo visual deve ser convertida em impulsos nervosos, que são enviados diretamente ao cérebro.
1.2. O olho: Um instrumento óptico vivo
Os olhos servem a duas funções: canalizar a luz para o tecido neural, chamado retina, e hospedam o tecido. O olho é um instrumento óptico vivo, sensível a luz, e cria uma imagem do mundo visual na retina.
A córnea é a lente do cristalino, localizadas na parte de trás, que faz uma imagem investida dos objetos (parece estranho, mais a combinação funciona). A lente do cristalino é uma estrutura transparente do olho que enfoca os raios de luz na retina, é capaz de ajustes que possibilita o processo chamado acomodação. Quando se foca em um objeto próximo a lente fica mais redonda, e dá uma imagem mais nítida; quando se foca em um objeto distante a lente achata-se, para proporcionar melhor imagem.
Muitas deficiências visuais são causadas por problema de focalização ou defeitos na lente. Por exemplo: A miopia (se vê claramente os objetos que estão próximos, mas os distantes ficam embaçados porque não há foco de luz neles); hipermetropia (se vê os objetos distantes claramente, porém os próximos aparecem embaçados, porque o foco de luz