Diagnóstico Operacional de Loja
Pesquisa Quantitativa e Qualitativa
As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele.
PESQUISAS QUANTITATIVAS Resumidamente são as que usam um questionário estruturado para coletar as informações, aplicados numa amostra. A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. Este tipo de pesquisa visa confirmar se os dados mensuráveis obtidos numa amostra são estatisticamente válidos para o universo do qual a amostra foi retirada. Existe um grande número de variações de tipos de quantitativas ou de amostragens: censitárias - onde todos ou o maior número de indivíduos devem ser pesquisados probabilística - onde todos os elementos do conjunto, possuem a mesma chance de serem entrevistados amostragens intencionais - por exemplo, só entrevistando as mulheres.
CONCEITOS QUE ENVOLVEM AS PESQUISAS QUANTITATIVAS
População
Em termos estatísticos, define-se população - ou "universo" de dados - como sendo o conjunto dos elementos que tem alguma característica em comum que possa ser contada, medida, pesada ou ordenada de algum modo e que sirva de base para as propriedades a serem investigadas.
Amostra
A amostra, por sua vez, é um subconjunto - representativo ou não - da população em estudo. Essa representatividade da amostra, que é uma propriedade altamente desejada em estatística, ocorre quando ela apresenta as mesmas características gerais da população da qual foi extraída.
ALGUNS TIPOS USUAIS DE AMOSTRAGENS
Amostragens Probabilísticas: Amostragem Aleatória - É o procedimento básico da amostragem científica. Consiste em atribuir a cada elemento da população um número único para depois selecionar alguns destes elementos de forma casual, para garantir