professor
1.Quem controlava a atuação dos estrategos [Doc. A]?
Quem controlava a atuação dos estrategos era o povo que estava presente na pritania.
2.Que preocupação está subjacente o procedimento descrito no Doc. B?
A preocupação que esta subjacente ao procedimento descrito no documento B é ao atribuir-se a mesma quantidade de água ao acusador e ao acusado ou seja terem ambos o mesmo tempo para falarem.
3.Por que razão o número de juízes em cada julgamento era tão elevado [Doc. C]?
O número de juízes em cada julgamento era alto porque dessa forma era difícil corrompe-los e assim os julgamentos não seriam injustos.
4.Reflita: de que modo práticas como as que estão descritas nos docs. A a D defendem os valores fundamentais da democracia?
As práticas que estão presentes nos documentos A a D em que defendem os valores fundamentais da democracia é o direito de participar nos assuntos políticos, presente no documento A, o direito de defesa equitativa, expresso no documento B, o direito ao julgamento honesto, documento C e o método de eleição do júri sem que o réu não seja favorecido, documento D.
5.Que objetivos tinha a lei do ostracismo [Doc. E]?
O ostracismo tinha como objetivos a expulsão dos cidadãos por dez anos que se destacavam pela sua atitude negativa ou perturbadora de um bom funcionamento democrático.
6.Parece-lhe justa esta lei? Fundamente.
Não é justa pois o cidadão que fosse vetado ao ostracismo, caso obtivesse os seis mil votos o cidadão teria que abandonar o seu emprego caso tivesse, família e os seus bens, assim como deixar a cidade em que vivia, só porque mostrou-se oponente às ideias de quem governava.
7.Segundo Esquines, o que distingue a democracia dos restantes regimes políticos? Explique [Doc. F].
A democracia distingue-se dos restantes regimes porque a democracia submete-se às leis enquanto os restantes regimes são submetidos pelos homens à vontade dos que comandam, ou seja de acordo com Esquines a verdadeira