Professor
História da Civilização a luz do Espiritismo
Ditado por: EMMANUEL
Psicografado por: FRANCISCO CANDIDO XAVIER
APRESENTAÇÃO DA OBRA
Publicado em 1939, ACAMINHO DA LUZ pincela os principais fatos históricos da Terra, vistos do plano espiritual. Às vésperas do horror da II Guerra Mundial – aqui descritos como “penosas transições do Século XX” – Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, nos fala que as forças espirituais se reúnem para as grandes reconstruções do planeta. Destaca o trabalho organizado da espiritualidade, executado em cada missionário que à Terra veio, mesmo que eles tenham sido incompreendidos, reconfortando-nos aos assegurar o comando de Jesus sobre tudo.
“Todas as coisas humanas passaram, todas as coisas humanas se modificarão. Ele, porém, é a Luz de todas as vidas terrestres, inacessíveis ao tempo e à destruição”.
EMMANUEL
I – GÊNESE PLANETÁRIA
Sabe-se no mundo espiritual que existe uma comunidade de Espíritos puros que governam nosso mundo, dentre esses seres angelicais está JESUS, como um dos membros divinos. Emmanuel nos diz então que o Cristo esteve por duas vezes em nosso orbe: a primeira quando a Terra estava para se desvincular da nebulosa solar e germinar a vida material; a segunda vez foi quando encarnou para nos trazer o Evangelho. Logo após, dissertar sobre a construção física do globo terrestre, exaltando o trabalho minucioso e a obediência à harmonia das leis sublimes, passando depois à elaboração da Lua – que seria a âncora magnética de equilíbrio nos movimentos de seu sistema e reprodução das espécies na Terra. Detalha como se deram a solidificação da matéria, a formação dos oceanos, a condensação dos metais, a pressão atmosférica e o derramamento do protoplasma – a massa gelatinosa do qual mais tarde fecundaria os homens. Anota que a Ciência humana não vendo as mãos de Jesus nesse imenso trabalho, atribui tudo simplesmente à ação fortuita da natureza.
II – A VIDA