Professora
A biodiversidade em termo taxionômica (riqueza de espécies), genética (variação hereditária) e ecológica (variação de habitats e ecossistema), pode ser compreendida somente com a avaliação das condições ambientais atuais?
Tema de pesquisa
1. Onde um determinado táxon ocorre e por que apresenta os atuais limites de distribuição geográfica? Uma explicação possível da distribuição de um táxon é a de que o grupo deve sua presença na área atual a uma dispersão a partir da região na qual a linhagem evoluiu originalmente. O estudo dessa distribuição atual e passada e das condições desta distribuição seja da flora ou da fauna, vivendo ou fósseis corresponde ao principal dos estudos biogeográficos.
2. Como os fatores físicos e biológicos interagem para determinar tal distribuição geográfica?
Desse modo, a Biogeografia é a ciência que estuda a espacialização, a expansão e associação das plantas e dos animais, ou seja, os seres vivos sobre a superfície terrestre. Abordando, sob diferentes ângulos e aspectos, os assuntos relacionados aos seres vivos, analisando suas relações entre si e o ambiente.
3. Como e por que as comunidades bióticas variam temporal e espacialmente?
Há vários tipos de processos espaços-temporais que podemos citar, como: tectônica de placas, alterações no nível do mar, ciclos glaciais, etc. No quadro abaixo, está exemplificado a movimentação das grandes massas continentais ao longo do tempo. 4. Como os paleoclimas determinam as atuais distribuições bióticas?
Os fatores de ordem social ou biótica são referentes às inúmeras relações sociais desenvolvidas dentro de um determinado grupo taxonômico, ou entre grupos taxonômicos diferentes, mas que habitam o mesmo bioma trata-se, portanto, das relações harmônicas e desarmônicas. Estas relações definem a estrutura, a organização, a disseminação e os níveis tróficos de cada espécie, assim, a existência de algumas espécies são restringidas não somente pelos