professor
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
A educação física é um elemento obrigatório na educação, com as suas adaptações diante do publico, pois a educação física ajuda no desenvolvimento de vários aspectos, desde os aspectos físicos a aspectos psíquicos, como a personalidade da pessoa. Compreender a educação física e compreender o processo educacional em sua totalidade significa que, é preciso construir uma educação física que seja para todos os alunos e se realize com todos os alunos. A viabilidade de este novo olhar exige novas reflexões, conhecimentos, criticidade, disponibilidade e dinamismo (BARBOSA 2009).
Por mais que em uma aula de educação física, os aspectos físicos estejam em mais destaque, e a aprendizagem seja através da pratica, o educando também precisa ser observado nos seus aspectos cognitivos e afetivos. É necessário diferenciar a competição, da recreação de cada situação apresentada, esclarecer detalhadamente as regras e estratégias e quando necessário, saber adaptá-las. Por isso se faz necessário o uso de muitas atividades para que a criança consiga diferencia-las.
Com a atividade recreativa, os corpos expressam a ordem interna da vivência lúdica, cujo ritmo e harmonia são construídos pelos jogadores já na competição em clima envolvente, todos se desafiam como parceiros. Por isso quando se consegue fazer uma relação entre competitividade e recreação se torna possível fazer das atividades uma gincana.
1.2 JUSTIFICATIVA
São muitos os trabalhos que confirmam a recreação como uma atividade que possibilita a aprendizagem. Embora deem preferência a brincadeira na educação infantil, acreditamos que ela também funciona como excelente ferramenta em prol da aprendizagem durante toda a vida.
Sendo assim pensamos em um evento que possibilita as crianças da comunidade, desenvolver a autonomia e a iniciativa para resolver situações promovendo a integração entre os alunos, favorecendo a diversão de forma consciente através das