Motivacao
O estudo da motivação dentro das organizações é indispensável para um bom desempenho do empregado na empresa, gerando mais produtividade e ao mesmo tempo uma satisfação por parte do funcionário, atingindo assim os objetivos de ambas as partes. Para saber como as pessoas se comportam e o que as incentiva é necessário o estudo da motivação humana, um tema fundamental na Teoria Comportamental da Administração, essa teoria foca o que os administradores devem conhecer para satisfazer as necessidades humanas, para assim poder utilizar de maneira correta a motivação, como meio para melhorar a qualidade de vida dentro das empresas.
Este estudo abrange os diferentes modos de como lidar com o comportamento do individuo, já que a motivação existe dentro das pessoas, influenciando no seu desempenho. As várias teorias motivacionais procuram identificar nos indivíduos as necessidades que são mais comuns entre elas, para que em uma organização, ambos os lados sejam beneficiados.
Segundo Chiavenato (2002), a falta de motivação dos funcionários tem causado inúmeros problemas às empresas. Isto porque dentro de uma organização a motivação é um processo de induzir uma pessoa ou um grupo, cada qual com necessidades distintas, a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também atingir os objetivos pessoais.
De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos que da origem a uma propensão a um comportamento especifico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estimulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do individuo. (CHIAVENATO, 1999).
Ainda em Chiavenato o termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os funcionários. Quando os fatores motivacionais são ótimos, elevam