professor
Introdução
O que é a paisagem? A primeira idéia que nos vem à cabeça é que a paisagem é aquilo que enxergamos. Mas, será que enxergamos tudo que está na paisagem? O exercício de observação da paisagem é necessário para que possamos "enxergar" as diversas características de uma paisagem, pensar quais são as relações existentes entre os componentes de uma paisagem, discutir a função desses componentes, etc. Há diversas formas de apreensão e de representação de uma paisagem. Podemos observá-la:
1. De frente: apreensão frontal, horizontal, que normalmente é aquela dos quadros que retratam alguma paisagem.
2. Forma panorâmica: apreensão oblíqua, como por exemplo, pode ser a visão de um observador localizado num nível mais alto àquele da paisagem observada.
3. Vôo de pássaro: apreensão por meio de uma visão vertical, que será a paisagem observada de um avião. Tais apreensões da paisagem podem ser representadas em diversas formas. Existem múltiplas formas de representação. Essas são as mediações existentes entre um observador e o objeto observado que chegam até nós. Portanto a paisagem pode ser apreendida diretamente, por meio do olhar do observador, e também por meio de diversas representações. Nós podemos ser observadores da paisagem diretamente ou ser observadores de uma representação da paisagem. São vários os exemplos de representações:
- De Frente: uma aquarela, pintura ou fotografia (visão frontal, horizontal);
- Panorâmica: um bloco diagrama, uma fotografia panorâmica (visão oblíqua);
- Vôo de pássaro: uma fotografia aérea, uma imagem de satélite, um mapa (visão vertical);
- Cinemática: um filme que traga uma paisagem em movimento.
Objetivos
- Resgatar quais são as concepções de paisagem dos alunos;
- Discutir o que são representações;
- Exercitar as diversas possibilidades de observação e representação da paisagem;
- Discutir o que é uma paisagem bonita, uma paisagem