Professor
Disciplina: Física
Professor: Adriano Nascimento
NEWTON: SUAS LEIS E APLICAÇÕES
Alunos: Djonatan, Liana e Thayná
Barra Clara, novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Newton é considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.3 De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
NEWTON: SUAS LEIS E APLICAÇÕES
AS LEIS DE NEWTON
1ª Lei de Newton: Princípio da Inércia
O princípio da inércia afirma que os corpos são “preguiçosos”, se estão em repouso, tem a tendência de permanecer em repouso, se estão em movimento tem a tendência de permanecer em movimento. A afirmação de que um corpo parado permanece parado é facilmente compreendida em nossa vida prática, pois ele por si só não entrará em movimento sem que haja uma força sobre ele para que o faça entrar em movimento. Já a afirmação de que um corpo em movimento permanece em movimento, na mesma trajetória e com mesma velocidade já é mais difícil de se encontrar em nossa vida prática. Se lançarmos uma bola, ela vai percorrer alguns metros e irá parar, isso devido à força de atrito. Mas, se partirmos para um lugar onde a força de atrito é nula ou quase nula, veremos que essa afirmação é verdadeira. As naves interespaciais, por exemplo, ao saírem da atmosfera não necessitam mais de motor, pois no espaço sempre irão se mover na direção em que foram