LAUDO TÉCNICO AREAL
Atividade extrativista de Areia
Requerente: Areal Campo Alegre Ltda
Local do Empreendimento: Rua General Zenóbio, 161 – Jardim Marajoara,
Japeri RJ.
JANEIRO 2010
RESPONSABILIDADE TÉCNICA
Marcelo Manhães de Amorim
Gestor Ambiental
CRQIII/RJ Nº. 03251480
Município de Japeri/RJ
Janeiro 2010
Laudo Técnico – Atividade de Exploração Extrativista de Areia e Cascalho
Requerente: Areal Campo Alegre, Japeri – RJ.
By Marcelo M. Amorim – Gestor Ambiental/CRQIII nº. 03251480
1 – INTRODUÇÃO
Este documento constitui um Laudo Técnico quanto ao funcionamento de uma atividade extrativista de areia e seus impactos.
A atividade é conceituada como ocupação antrópica consolidada, tratando-se de atividade para extração mineral, areia e cascalho, caracterizada pelo aproveitamento de bens minerais de emprego imediato na construção, realizada dentro do empreendimento, no local denominado Jardim Marajoara, no município de Japeri, Rio de Janeiro.
As atividades de extração mineral cumprem um importante papel no desenvolvimento social e econômico na região, gerando empregos e movimentando o mercado da construção civil, mas segundo Brandt (1988) são responsáveis por impactos ambientais muitas vezes irreversíveis.
O Laudo foi confeccionado com base na legislação ambiental vigente e, em técnicas de recuperação de áreas degradadas, consideradas suficientes para o efetivo controle ambiental da atividade.
2 – OBJETIVOS
O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de Avaliar os impactos ocasionados pela extração de areia e cascalho na área de intervenção do empreendimento e, o emprego de técnicas para a mitigação dos impactos existentes.
3 – CARACTERIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Refere-se à atividade de extração de areia e seixo para uso imediato na construção civil, empreendimento instalado na margem esquerdo do Rio dos Poços e, a direita da Avenida
Presidente Tancredo Neves, sentido Japeri, RJ 093. Atividade