Exerciocio
R: Deve gerar benefício econômico futuro, ser controlado pela entidade e ser resultante de um evento que ocorreu no passado.
2. Quanto ao reconhecimento de um ativo, além das qualidades básicas, que aspectos adicionais são relevantes para a referida caracterização? Explique, pelo menos, um deles.
R: Aspectos adicionais; a materialidade, a probabilidade de ocorrência e a confiabilidade da avaliação. Probabilidade de ocorrência diz respeito à incerteza com que o benefício econômico futuro irá ocorrer.
3. No âmbito dos atributos de um ativo, porque houve a crítica da negociabilidade, pois o IASB não se refere a este atributo na definição de um ativo?
R: Porque a negociabilidade diz respeito a algo que pode ser negociado, um recurso para ser considerado ativo deveria ter condição de ser comercializado de forma separada da entidade. Implica que o goodwill não deve ser considerado como ativo porque não pode ser negociado em separado da entidade ou de outros ativos. Por esse motivo a IASB não contempla a negociabilidade em sua definição.
4. Sinteticamente, quais as bases de avaliação de um ativo, para valores de entrada e de saída, considerando os tempos passado, presente e futuro?
Tabela na ultima folha
5. Caracterize um passivo das entidades, conforme o CPC.
R: Uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
6. A que está condicionado o reconhecimento de um passivo.
R: Diz respeito ao fato de incorporar ao balanço patrimonial de uma entidade um determinado item que se enquadra na definição de passivo. Deve ser mensurado em bases confiáveis.
7. A princípio, a mensuração de um passivo deveria ser pelo valor presente, mas geralmente é reconhecido pelo valor de