Professor
Hoje estou desenvolvendo um trabalho no setor da área hospitalar, hoje estou fazendo parte da CIPA conforme descrito na NR5. Com essa participação descobri junto com os companheiro o trabalho que é fazer a conscientização dos trabalhadores dentro da organização
Doenças que possa ser adquirida com o acidente com material biológico.
Bom para o inicio na pesquisa verificamos que as notificações de acidente de trabalho, na visão dos trabalhadores seja ele da enfermagem, medico ou ate mesmo administrativo; essa falta de importância, muitas vezes e causada por pequenas lesões, como picada de agulha, e o desconhecimento sobre a importância da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), ou mesmo medo de comunicar a chefia e perder o emprego. Na participação da CIPA dentro da organização Hospitalar permitiu o conhecimento de grande importância na aquisição de ao de aprendizado e contato com área como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH). Com contrate contato com esses trabalhadores expostos ha materiais de perfurocortantes. CANINI, S.R.M. da S. e et al, 2002.
Dentro dessa organização já tivemos acidente relatado e com mais de 80% dos trabalhadores que utilizam com os paciente é menos de 30% com administrativo que por falta de controle e cuidado dos operadores de perfuro-cortante acabam se acidentando e principalmente os colaboradores da lavanderia que muitos colocam nas roupas cirúrgicas esses tipos de materiais.
Saúde do trabalhador.
Apenas uma pequena amostra de 11,4% teve contato direto com fluidos biológicos através de respingos em mucosa oculares(MANSANO, L. M., E ET AL,)
Segurança do trabalho e bem remota antes de conhecer a definição de Doença Ocupacional grandes filósofos e cientistas já descreviam sobre o assunto, como por exemplo, Hipócrates que descreveu o quadro clinico de um paciente intoxicado por chumbo e Plínio que descreveu sobre Asma Ocupacional ocasionada em mineiros. Não pode