coreia do norte
Nome: República Democrática Popular da Coreia.
Brasão:
Capital: Pyongyang.
Gentílico: norte-coreano.
Idioma oficial: coreano.
Governo: República socialista.
Independência: do Japão, em 15 de agosto de 1945.
Área territorial: 120 538 km².
Número de habitantes: aproximadamente 23,9 milhões.
Moeda: Won norte-coreano.
Curiosidades da Coreia do Norte:
O país possui um regime muito fechado, seus habitantes não podem usar telefone celular e os turistas não podem tirar fotos de monumentos, por exemplo.
Coreia do Norte é um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. O Rio Amnok e o Rio Tumen formam a fronteira entre a Coreia do Norte e a República Popular da China. Uma seção do Rio Tumen no extremo nordeste é fronteira com a Rússia.
A península foi governada pelo Império Coreano até ser anexada pelo Japão, após a Guerra Russo-Japonesa de 1905. Ela foi dividida entre zonas de ocupação norte-americana e soviéticas em 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial. A Coreia do Norte recusou-se a participar da eleição supervisionada pelas Nações Unidas, feita em 1948, que levava à criação de dois governos coreanos separados para as duas zonas de ocupação. Ambos Coreia do Norte e Sul reivindicavam soberania sobre a península inteira, o que os levou à Guerra da Coreia de 1950. Um armistício de 1953 suspendeu o conflito; no entanto, embora um tratado de paz tenha sido assinado, os dois países continuam formalmente em guerra entre si. Ambos os Estados foram aceitos nas Nações Unidas em 1991.
A topografia do país varia entre colinas e montanhas, ao norte e a leste, além de planícies, a oeste. O ponto mais elevado do país fica a 2 744 metros de altitude, chamado de Paektu-san. Quanto à hidrografia, os rios que mais se destacam são o Tumen e o Yalu.
O