Coreia Do norte
A Coreia do Norte tem uma economia planeada que assenta nas indústrias pesadas e na agricultura. O país é rico em recursos minerais, sobretudo no mineral de ferro, na magnesite, no fosfato mineral, no enxofre, no zinco, no chumbo, no espato, na grafite, no cobre, no ouro e na prata. O setor manufatureiro é dominado pelo cimento, pelas munições, pela maquinaria industrial, pela fundição, pelo coque,pelos químicos, pelos fertilizantes e pelos tecidos. Embora tenha uma escassa quantidade de petróleo, o carvão representa 70% das suas necessidades energéticas. A nível agrícola, as culturas mais importantes são o arroz, o milho, a batata, a couve, a batata doce, a soja e otrigo. Os principais parceiros comerciais da Coreia do Norte são o Japão, a China, a Áustria e a Índia.
As relações econômicas com o exterior são mínimas e o país recebe ajuda alimentar da ONU. Relatos de melhoras econômicas estão associadas às novas alianças estratégicas e a incrementação das transações com a China.
Atualmente, 80% da energia e 20% dos alimentos são procedentes da China.
Até 1998, as Nações Unidas publicavam o IDH e o PIB per capita da Coreia do Norte, que se situava em um nível médio de desenvolvimento humano em 0,766 (na 75º posição) e o PIB per capita de US$ 4 058.4 A média salarial é de cerca de US$ 47 por mês. Apesar dos problemas econômicos, a qualidade de vida está melhorando e os salários estão subindo constantemente.Mercados privados de pequena escala, conhecidos como janmadang, existem em todo o país e fornecem à população comidas importadas e determinados commodities em troca de dinheiro, ajudando então a prevenir a grave fome.
Fontes de pesquisas: http://www.infopedia.pt/$coreia-do-norte http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Norte#Economia
Commodity: É um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender