Coreia do norte
Forma de Governo:
A Coréia do Norte é oficialmente uma república socialista, considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista. Esse regime era estabelecido por Kim II Sung desde o final da década de 1940 até a sua morte, em 1994, quando o cargo de líder máximo passa para seu filho, Kim Jong II. Pela estrutura política, que centraliza o poder decisório de todos os setores da sociedade num só organismo, o partido.
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo presidente.
Forma de Estado:
Na Coreia do Norte a forma de Estado é unitária, ou seja, não há fragmentação do poder, o poder de decisão está todo ligado ao governo central.
No Brasil a forma de Estado é federativa. Os Estados possuem autonomia política. Seja na esfera federal ou estadual, o Estado é dividido em órgãos que seguem a teoria dos três poderes de Montesquieu: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Sistema partidário:
No Brasil, o sistema partidário é pluripartidário, ou seja, três ou mais partidos podem assumir o controle de um governo. Na Coréia, o sistema é unipartidário, pois somente o Partido dos Trabalhadores da Coréia pode assumir o controle do governo.
Sistema de governo:
O sistema de governo norte-coreano é uma ditadura militar, sistema no qual o poder político é efetivamente controlado por militares governaram o país, suprimindo direitos civis e reprimindo os que são contra este regime de governo.
No Brasil o sistema de governo