Professor
MITOS Na análise da gestão do tempo dever-se-á ter em conta alguns dos mitos mais comuns que contribuem para uma má gestão. Mito 1 – A vida é completamente controlada por acontecimentos externos.
Facto: Consegue-se ter algum controlo sobre muitos aspectos da vida, mas apenas a própria pessoa é responsável por dar início a esse controlo. É necessário aprender a reconhecer o que não se consegue controlar antes de fazer escolhas. Antecipando o futuro e esclarecendo as exigências exteriores a enfrentar é mais fácil determinar o que pode ser feito e com que limite de tempo, apesar das exigências. Mito 2 – Deve-se corresponder às expectativas das outras pessoas.
Facto: As necessidades e exigências dos outros podem ser desadequadas para determinada pessoa e estilo de vida, podem estar mal programadas em termos de tempo, podem ser altamente questionáveis ou simplesmente incapazes de serem mantidas, podem ter prioridades diferentes. Ao tentar corresponder às expectativas dos outros a pessoa pode modificar-se a si própria e às suas necessidades. Primeiro é necessário estar consciente das próprias necessidades, só