Professor
Sobre os elementos que resultaram na formação do Império Bizantino e as características geográficas do território resultante, identifique as alternativas corretas.
(A) O Império Bizantino foi formado a partir da parte oriental do Antigo Império Romano, cuja capital era Constantinopla - antiga Bizâncio e atual Istambul. (B) A cidade de Constantinopla nunca foi uma cidade romana porque, como havia sido uma colônia grega, misturou elementos helenísticos e orientais.
© A localização da capital do Império Bizantino era privilegiada porque estava próxima de rotas marítimas - na passagem entre o Mar Negro e o Mar mediterrâneo - e vias terrestres - entre oriente e ocidente. (D) Apesar de bem localizada entre os continentes asiático e europeu, não havia como chegar ao Egito, à Península Ibérica ou à Itálica por vias marítimas. (E) O Estreito de Bósforo, pequena passagem marítima entre o Mar Negro e Mar Egeu (no Mar Mediterâneo), proporcionavam uma segurança natural à cidade de Constantinopla ao dificultar a invasão dos bárbaros.
Repostas A, C, E
2- A máxima criada pelo imperador Justiniano: “Um Estado, uma lei, uma Igreja” se refere ao seu plano de governo, cujas metas eram: (A) respeitar as diferenças linguísticas dos diversos povos que faziam parte do Império Bizantino. (B) promover a ampliação de valores da Igreja por meio da aceitação de pagãos e judeus entre os membros.
© unir todos os povos que habitavam o Império Bizantino sob a mesma lei, o Corpus Iuris Civilis. (D) restaurar a unidade territorial entre Ocidente e Oriente e reconstituir os limites do antigo Império Romano. (E) tentar fazer com que o cristianismo ortodoxo grego fosse adotado por todos os habitantes do império.
Resposta C. D.E
3- As seguintes palavras são atribuídas à Teodora, esposa de Justiniano: “Se queres fugir, César, faça-o. Quanto a mim, ficarei e lutarei, pois a cor púrpura é a mais digna das mortalhas”. Dizem que elas foram proferidas em