Pesquisa Histórica
.”Lembre-se que o Passado permanece vivo no Presente”
O Historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o Historiador, é um povo sem memória.
A ligação com o cotidiano está tornando a História cada vez mais atraente para o grande público. Atualmente, não é só com países, guerras e heróis que os pesquisadores se preocupam. Nos últimos anos, muitos deles começaram a pesquisar a História do Vinho, do Aborto, das Mulheres, da Juventude, do Medo, do Perdão, dos Bairros, etc. Na profissão de Historiador, a curiosidade de descobrir a origem das coisas tem sido fundamental. Enfim a História é Polissêmica e o Historiador nada mais é que um detetive.
Agora o Historiador é você. Que tal pesquisar o passado de alguém e reconstruir sua história de vida?
Ao pesquisar a História de uma pessoa, de um lugar, de um povo etc.: é necessário identifica-lo, localiza-lo no tempo e no espaço. Portanto, ao iniciar a atividade, identifique , localize no tempo e no espaço a pessoa que você irá investigar.
Quando temos de fazer uma pesquisa, seja de que assunto for, várias perguntas surgem de uma vez só: Como começar? Melhor pesquisar em livros? Quais? Na internet? Quais fontes irei utilizar? Entre outras.
Para esta determinada pesquisa você terá que ter fontes: Como fotos, Registro de nascimento, Histórico escolar (se Houver), boletins do colégio, Certidão de Batismo, o que mais você julgar que revele algo sobre o passado pesquisado.
Pergunte para seus entrevistados (2 pessoas) e depois registre tudo neste trabalho histórico:
Qual é o seu nome?
Onde o Sr. nasceu?
Em que ano Sr.(a) nasceu? Qual é a sua idade?
Quais são os nomes de seus pais?
Sr.(a) tem irmãos? Quantos? Como se chamam? O que mais gosta de fazer?
A época de sua infância era diferente da de hoje?
O que mudou para melhor?
E