Professor
INSTRUÇÃO PASSO A PASSO
1. Iniciar com o estudo das informações de orientação conceitual – Para isto você precisa:
a. Identificar o campo semântico (os possíveis significados) do termo. Isto será feito usando:
i. Léxicos (dicionários) para identificar o campo semântico do termo ii. Concordância para encontrar exemplos que suportem e/ou modifiquem os significados sugeridos nos dicionários. (Exemplo: usar Wigram) iii. Léxicos e concordâncias para identificar qualquer sintagma importante relacionado ao termo. iv. Observação: Os três passos acima NÃO precisam, necessariamente, ser feitos nesta ordem. Pode-se inverter a ordem, por exemplo: ii., iii., i.
b. Após estabelecer o campo semântico do termo, desenvolver uma conclusão preliminar do significado para o versículo em consideração. Ao fazer isto, prestar muita atenção no contexto próximo anterior e posterior, bem como dar preferência para os contextos similares onde o mesmo ocorre.
2. Considerar, também, as informações de orientação pelo campo – Para isto você:
a. Considerar palavras construídas com a mesma raiz. Esta informação pode ser obtida no BDB (que lista de todas as palavras de acordo com a raiz)
b. Considerar sinônimos e antônimos do termo. Esta informação pode ser encontrada no índice da concordância Wigram ou concordância Even-Shoshan. Em alguns casos consultar o BDB.
c. Considerar a forma como a LXX traduz o termo. Em lugar de olhar diretamente na LXX, pode-se consultar a concordância da LXX (Hatch e Redpath).
d. Considerar informação das línguas cognatas. Esta informação pode ser obtida nos dicionários teológicos (geralmente elas aparecem bem no início).
e. Após considerar estas informações, modificar e/ou confirmar a conclusão obtida sobre o significado da palavra no tópico 1.
3. Finalmente, consulte a literatura secundária, isto é, comentários, dicionários teológicos, artigos de periódicos. Identifique pontos de acordos e desacordos. Argumente para sustentar o seu