Bio : Energia!
Hidrelétricas: São as usinas que utilizam a força da água para girar turbinas e com isto gerar eletricidade. Tem a vantagem de não emitir poluentes, ser a mais limpa forma de geração de energia elétrica. Como desvantagem pode-se citar que elas podem influir na reprodução de peixes que migram para se reproduzir, e elas alagam grandes áreas. Em minha opinião, é a melhor forma de se gerar eletricidade, e a eletricidade por elas fornecida, é a mais barata. Os inconvenientes ambientais podem ser amenizados, e a área entorno do lago pode ser transformada em área de proteção ambiental. É a mais utilizada no Brasil, e tem alto custo de implantação e demora para ficar pronta.
Usina termoelétrica: Gera energia elétrica através da queima de combustíveis fosseis, como diesel, óleos combustíveis e carvão mineral. O combustível queima gera vapor d´água, que movimenta turbinas. É a mais poluente, pois joga na atmosfera milhares de quilos de CO2, CO, poluentes nitrogenados e ácidos. Tem o menor custo de investimento inicial, e fica pronta em pouco tempo, mas o custo da energia por ela gerada, é mais caro que o da hidrelétrica. No Brasil, existem poucas...
Usina Termonuclear: Um material Radioativo (comumente uranio) é acondicionado envolto em água. Este material radioativo gera muito calor, que transforma a água em vapor, que gira turbinas. Este processo é muito limpo (não gera nada de poluição), porem gera lixo nuclear, que é tóxico por milhares de anos, e até hoje não se sabe o que fazer com todo o lixo nuclear gerado no mundo. No Brasil temos as usinas nucleares Angra 1, e Angra 2 (Angra 3 está em construção).
Usinas solares: Usam o sol para aquecer água, gerar vapor e movimentar turbinas. É muito pouco usada, e não polui nada, mas o custo da energia é muito cara.
Usinas eólicas: O vento gira enormes pás, que geram eletricidade. É uma forma limpa, porém cara, e pode haver interrupção no fornecimento (devido a ausência de