Esportes Paraolimpicos
http://www.rio2016.org/os-jogos/paralimpicos/esportes/atletismo http://www.infoescola.com/esportes/esportes-paraolimpicos/ Raquel Amapos- Conta um pouco da sua história pra gente. Você já nasceu com a paraplegia?
Airton. F – Não, no meu caso foi um acidente de carro aos 15 anos de idade.
R.A- E como que foi pra você, tão jovem, receber a notícia de que você não ia mais andar?
A.F- Foi muito difícil, porque eu era muito jovem e, para você ter uma noção, eu nunca tinha nem imaginado que pessoas andavam de cadeira de roda porque haviam sofrido uma lesão na medula. Eu era completamente inocente a essa realidade.
R.A- Como foi essa mudança, e qual foi a maior adaptação que teve quer ser feita??
A.F- Não foi fácil não, a cabeça de um jovem que se depara com a possibilidade de não andar mais… Sei lá, não tem uma forma pra se definir. E quanto à adaptação, eu fui obrigado a mudar logo tudo, sua vida vira de ponta cabeça, você não pode mais sair de casa, não pode mais passar por uma porta estreita. No início, você não entra em um carro sozinho, então é complicado. As adaptações são muitas.
R.A- Há quanto tempo você joga e qual a importância do Tênis de Mesa para você?
A.F- Eu jogo há 1 ano e 3 meses. Ahh… O tênis de mesa hoje pra mim, depois da minha família, eu considero algo de maior importância. Porque hoje eu já sou um atleta profissional, a Coelce me patrocina. Ainda não tenho os títulos que pretendo, mas se Deus quiser vou chegar lá, eu to treinando bastante pra isso.
R.A- Então é isso… Obrigado pela participação e boa sorte!
Os Esportes Paraolímpicos foram praticados pela primeira vez no ano de 1960, em Roma na Itália. Ainda em Roma foi realizada a I Paraolimpíada. Porém esta modalidade de esporte foi originada em Stoke Mandeville, na