Professor
Segundo Gilberto Teixeira, professor. Doutor (FEA/USP) a palavra professor e profissão nasceram da mesma raiz etimológica, o que faz todo o sentido: o professor é a primeira das profissões. Todas as outras especialidades e habilidades técnicas só podem existir quando há professores ensinando-as aos seus discípulos. Toda profissão precisa de professores.
Professor: Importância Tendo como base, vivencias em ambientes escolares, adquiridas através dos três estágios curriculares possibilitou-se a percepção que as atitudes, auto-estima, motivação, segurança... do Professor interfere/reflete nos educandos, conforme afirma Voli:
A projeção que o professor envia de si mesmo à classe é recebida por seus alunos, que por sua vez vão se sentindo seguros, reforçados em seu próprio autoconceito, partes integrantes do grupo, motivados a aprender e conscientes de sua capacidade de fazê-lo. Sua projeção motiva seus alunos a entrar por si mesmos em uma situação de auto-estima e, portanto, de autodisciplina, auto-responsabilidade e auto-realização Voli (1998, p.147)
Embasando-se na referida citação se avalia a necessidade de existir uma maior valorização para os Professores, pois eles precisam ter em mente que o seu papel é muito importante na educação e que a sociedade sabe disso e os apóia, passando toda está segurança para seus alunos que são o centro do processo de ensino aprendizagem sujeitos de sua aprendizagem.
Salienta-se está necessidade, uma vez que, estamos no século XXI, e vivemos em uma sociedade marcada pela revolução das informações que mudam do dia para noite. Diante desta quantidade de informações e facilidade de acesso as mesmas, o Professor é uma das pessoas que atua, nos diversos setores da sociedade. Ele proporciona os meios para que o aluno faça suas escolhas de uma forma consciente atuando como um cidadão. Ser “cidadão”, segundo Barestreti (2004), é ser sujeito da história, de sua própria história e, com outros