Estrategias de precificação
JOINVILLE
2012
INTRODUÇÃO
O preço esta presente em todas as atividades mercadológicas (mensalidade da escola, aluguel, produtos em geral, pedágio, serviços bancários... enfim, tudo). Mas a grande dificuldade das empresas é fixar adequadamente o preço. Muitos se voltam apenas para os custos, esquecendo que tem que haver estratégia de marketing também para se estabelecer um preço.
Precificar um produto não é uma conta de custo + margem + Impostos, pode ser simples, mas requer um pouco mais de conhecimento sobre o mercado e o produto, precificar é uma questão de estratégia.
“o comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos e a analise desses fatores são fundamentais para a definição de preço”
DESENVOLVIMENTO
VISÃO KOTLER
Para Kotler a precificação é baseada no mercado de acordo com o tipo de produto e o posicionamento sobre a concorrência, das quais se destaca: Estratégia de Superbarganha - Produto de alta qualidade a preço baixo.
Apresenta algumas práticas como, oferecer maior qualidade cobrando um preço alto, quando sustentado pelo valor emocional proporcionado pela marca ou o status do produto; oferecer maior qualidade pelo mesmo preço ou, o mesmo nível de qualidade por um preço menor, a partir da eficiência operacional; oferecer menor qualidade por um preço muito menor, visando os consumidores extremamente sensíveis a preços e; oferecer maior qualidade por um preço menor, no caso de grandes redes que conseguem obter economia de escala muito significativa.
Além das práticas de negócios citadas, podem ser utilizadas também, algumas práticas de marketing como, a empresa ser conhecida por oferecer a maior qualidade, ter o melhor atendimento ou o menor preço do segmento. Também, obter maior participação de mercado, proporciona maior poder de negociação e ganhos com economia de escala.
A prestação de