Estrategia de precificacao
Renata Nolla Concer
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Suzane Fenali Uggioni
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Resumo: O preço está em toda parte, ele refere-se ao valor que o cliente deverá desembolsar para adquirir um produto ou serviço. Baseado nesse conceito as empresas buscam cada vez mais adaptar suas estratégias de precificação na atual realidade do mercado.
Através da seleção do objetivo do preço, da determinação da demanda, do estudo da estimativa de custos, da analise de custos, preços, e ofertas dos concorrentes e da seleção de um método de determinação de preço as empresas buscam encontrar o melhor preço final a ser cobrado, a fim de obter lucro e satisfação de seus clientes.
Quando a empresa selecionar o preço final ela deve levar em conta alguns fatores, como o preço psicológico, a influencia dos outros elementos do mix de marketing, e o impacto que o seu preço poderá causar ao mercado.
O preço psicológico geralmente irá terminar com número ímpar, quase sempre com final 9, ele dá ao cliente a impressão de o produto ser mais barato do que o preço aplicado no mercado.
Palavras – chave: estratégias, preço, consumidor.
Introdução
Antigamente o preço de um produto era definido nas transações chamadas escambo, ou seja, nas transações de troca de produtos por outros produtos, ou de produtos por serviço. No escambo não usava-se o dinheiro em moeda, apenas a troca direta de bens ou serviços. Nesse tipo de negociação o preço era definido como a quantidade de produtos que o comprador deveria entregar ao vendedor para obter determinado bem ou serviço. Com o passar do tempo, essa prática foi deixada de lado, e apresentou-se um novo conceito de preço, hoje é definido pela quantidade de dinheiro paga ao vendedor para adquirir um determinado bem ou serviço. Devido ao aumento significativo do mercado e conseqüentemente o aumento de concorrentes, as