RESENHA CRÍTICA SOBRE O ARTIGO FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA E ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO: O CASO DA LEADER MAGAZINE
511 palavras
3 páginas
O tema formação de preço no varejo é um tema muito discutido por estar diretamente relacionado com a lucratividade e sucesso da empresa. O autor Leonardo José Seixas Pinto, professor assistente da Universidade Federal Fluminense, apresenta o caso da Leader Magazine em formação de preço de venda e estratégias de precificação no VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT) em 2011. O artigo demostra alguns conceitos relacionados à formação de preço, breve resumo da empresa estudada, a estratégia na formação de preços da Leader Magazine e, por fim, uma conclusão.Vale salientar a relevância destacada na obra sobre a importância de ter uma estratégia de formação de preço clara e que levem em consideração não apenas os custos, as despesas das lojas e os preços praticados pela concorrência, mas também levar em consideração o lado subjetivo da precificação como o perfil dos seus clientes, suas necessidades, o que eles valorizam nos produtos e também o lugar onde está localizada cada loja.
O texto consta com uma extensa revisão da literatura onde são abordados temas sobre ciclo de vida dos produtos, posicionamento estratégico do produto, fatores externos no processo de precificação e metodologia de formação de preços. O tema central da obra é a estratégia de precificação que ocupa mais da metade da obra. O autor explora o tema posicionamento estratégico do produto: posicionamento de sobrevivência, posicionamento de maximização dos lucros, posicionamento de liderança de participação e posicionamento de liderança de qualidade. Além de abordar sobre o posicionamento estratégico para novos produtos e produtos com patente. É também fala sobre temas relacionados à metodologia de formação de preços: método baseado na concorrência, método baseado no consumidor e método baseado em custos.
Apesar de apresentar uma revisão da literatura completa referente ao tema principal do artigo, o autor explorou muito pouco sobre o estudo de caso da Leader Magazine. Por isso,