Analise ergonômica da maquina de costura
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MAIKON RODRIGUES LAUCK
HENRIQUE TRINDADE
ANALISE ERGONÔMICA DA MAQUINA DE COSTURA
Primavera do Leste (MT)
2011/02
MAIKON RODRIGUES LAUCK
HENRIQUE TRINDADE
ANALISE ERGONÔMICA DA MAQUINA DE COSTURA
Projeto de pesquisa apresentado como exigência parcial para obtenção de nota da disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Agrárias e Exatas de Primavera do Leste.
Professor: Vilson Stollmeier
Primavera do Leste (MT)
2011/02
Introdução
Neste trabalho apresentaremos resultados da avaliação ergonômica de um modelo de máquina de costura utilizada para confecção de calçados. O procedimento metodológico adotado para esta avaliação consistiu em Análise da Tarefa e em Análise Cinesiológica. Foram identificados fatores críticos relacionados à postura do operador decorrentes do design da máquina de costura e das exigências da tarefa. A partir dos resultados da avaliação ergonômica foram geradas recomendações que contribuirão para o estabelecimento de parâmetros para projeto de máquina de costura para uso na indústria calçadista.
O projeto de equipamento para uso industrial deve considerar, além requisitos de desempenho técnico, parâmetros relativos à segurança e saúde de seu operador, que devem ser definidos por meio da avaliação ergonômica. Contudo, de maneira geral, a concepção dos postos de trabalho não tem se pautado em atender às demandas de conforto do trabalhador no seu trabalho, mas às necessidades da produção.
Especificamente no caso do trabalho com máquinas de costura, estudos demonstraram que inadequações no seu design de expõem os seus operadores a diversos constrangimentos, como