Ergonomia e a Moda
DESIGN DE MODA
Professor: Sonei Turossi
Disciplina: Ergonomia
Acadêmica: Amanda Caroline Schmitt
ERGONOMIA E A MODA
1 INTRODUÇÃO
A Ergonomia tem por princípio projetar o trabalho, os equipamentos e o local de trabalho para adequá-los ao trabalhador.
O conceito de ergonomia pode ser compreendido a partir do pensamento de Iida (1993: 1) como sendo “o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”.
O estudo ergonômico na área de Design de Moda se faz muito importante, o desenvolvimento no setor têxtil necessita dos conhecimentos da ergonomia em suas diversas extensões, como anatomia humana, fisiologia, antropometria, psicologia e sociologia, para melhorar concepção de produtos que façam íntima relação com o usuário.
A análise ergonômica do presente projeto foi executada no setor de Costura de Amostras, responsável por dar forma às peças piloto que anteriormente foram desenvolvidas pela Designer de Moda e passaram pela modelista, ambas no setor de Desenvolvimento de Produto.
2 ANÁLISE ERGONÔMICA
Com a expansão da indústria da moda nas últimas décadas as empresas do setor têxtil buscam cada vez mais otimizar os processos de produção a fim de evitar prejuízos e melhorar a qualidade de seus produtos. Um processo indispensável para que os desenvolvimentos atinjam o resultado esperado é a costura de uma peça piloto, para isto é necessário um setor específico e especializado na costura destes desenvolvimentos, a Costura de Amostras é composta por costureiras(os) e a coordenadora do setor.
Analisando este setor e seus componentes pode-se observar que a ergonomia está presente em diversos pontos, lugares e fatores no exercício desses profissionais.
O ambiente, a iluminação, estrutura, ventilação, posicionamento das máquinas de costura