Ergonomia - moda l17
2903 palavras
12 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENACDOSSIÊ DE ERGONOMIA
Profª Drª Franceli Guaraldo
Raquel Garcia Braga
SÃO PAULO
2012
ATIVIDADE 1 – Situações de desconforto 1. Levantamento de peso com as mãos e transporte de carga através de mochilas em situação repetitiva. (17.2.2 / 17.2)
É importante salientar e observar que os movimentos constantes podem agredir o corpo humano se estes não forem devidamente praticados. Desta forma um trabalhador que precisa transportar sacos de cimento durante todo o dia pode ter graves problemas físicos se o condicionamento do seu trabalho não for adequado como por exemplo: a remoção de um saco de 50kgs de cimento do chão levantando sobre os ombros e transportando até um veículo. Ou, em uma outra situação, alunos que transportam uma grande quantidade de livros em suas mochilas dentro de um perímetro muito grande, forçando toda a sua estrutura muscular e lombar; de fato, o aproveitamento destes trabalhadores e destes alunos, serão comprometidos pelas lesões. Para trabalhos assim, seria aconselhável equipamentos em que a força fosse igualmente distribuída para que não houvesse um dano a sua coluna.
2. Atendentes de call center ( Anexo II, item 1 e item 2)
Atendente de call center é uma categoria que gera muita preocupação às instituições que cuidam da ergonomia e segurança do trabalho, visto que os operadores passam muitas horas dentro da estação de trabalho em condições extremamente repetitivas e de grande pressão psicológica. É preciso destacar o uso do próprio material como o monitor, teclado, mouse e headphone. Sabemos que se uma estação de trabalho não estiver adequada para o desenvolvimento desta atividade, como por exemplo: monitor na altura dos olhos, teclados e mouse próximos ao corpo, mas que deixem o antebraço totalmente apoiado na mesa, cadeira que permita a postura adequada e headphone que a priori funcione muito bem não exigindo esforço extra auditivo e conforto adequado sobre as orelhas, certamente acarretará