ERGONOMIA APLICADA À MODA I
ERGONOMIA: FUNDAMENTOS E CONCEITOS
Ergonomia: deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis].
Ergonomia: “É um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho , basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano” (Couto, 1995).
“A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos e sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos de projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”
IEA (Associação Internacional de Ergonomia)
“A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”.
ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia)
“ A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida neste relacionamento”.
ErgonomicsResearchSociety
Evolução Histórica da Ergonomia:
Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros e médicos do trabalho: Engenheiros que procuravam melhorar o desempenho do homem no trabalho, dentre eles podemos citar: Taylor e Ford. Médicos do trabalho que estudavam as doenças do trabalho em busca de proteção à saúde dos trabalhadores, dentre eles: Ramazzini
O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “The Science ofWork ("A Ciência do Trabalho")”.
Em 1949, um engenheiro inglês, Murrel, criou na Inglaterra a “ErgonomicResearchSociety”, a primeira.
Posteriormente, a ergonomia se difundiu em diversos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão e países escandinavos.
1959: fundação da