Antropometria
Professora Daiane Pletsch Heinrich
Disciplina: Ergonomia na Moda
Design de Moda
Olhares diversos
Aluna: Cristiane Bridi
Turma: 2604B
Novo Hamburgo 2011
Sob medida: antropometria, projeto e modelagem
José Jorge Boueri
No artigo científico “Sob medida: antropometria, projeto e modelagem” de José Jorge Boueri, têm como objetivo demonstrar como a antropometria é estudada na ergonomia e como esta pode ser aplicada no vestuário em larga escala.
Para José Boueri, a produção de um vestuário em larga escala tem como fatores fundamentais, o conhecimento e a padronização de uma numeração baseada nas medidas e proporções do corpo. Esse conhecimento é obtido através da antropometria. Esta foi estudada por filósofos, teóricos, entre outros, ao longo da história. Na antiguidade, a Seção Áurea, criada por Euclides, estabelece a necessidade de três retas para determinar uma proporção. No século I a.C., Vitrúvio estudou as implicações metrológicas das proporções do corpo, e na Renascença, Leonardo da Vinci, criou seu desenho da figura humana que é usado até hoje.
Mais adiante no século XVIII, surgiu a ciência da antropometria racial, que demonstrou a existência de diferentes fenotipos. O matemático Quetlet no século XVI pesquisou, em larga escala, as dimensões do corpo humano, criando assim o termo antropometria. Foi em 1950 que ocorreu a aplicação sistemática da antropometria nos projetos de produtos, e em meados desta mesma época surge o escritório de projetos de Henry Dreyfuss, com pesquisas e resultados muito promissores, até o final do século XX.
Podemos notar que através desses estudos, de onde se originou a antropometria e como ela foi sendo aplicada por estes estudiosos.
Hoje, este levantamento antropométrico em grande escala, é realizado por escaneamento de imagens do corpo, desde 1999 a Abravest tem uma proposta de um censo de medidas dos brasileiros realizado por meio do body scanner, este levantamento servirá de base, não só para