ergonomia
Professora: Gessica
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO
DE TRABALHO
Angela Maria Dos Santos
Recife, 14 de Setembro/2015
Introdução
Este trabalho visa o especificamento do trabalho com máquinas de costura, onde estudos realizados demonstram que as máquinas apresentam inadequações em seu design, expondo os seus operadores a posturas inadequadas e movimentos repetitivos de membros superiores. É necessário que haja mudança no design das máquinas de costura onde minimize os efeitos da inclinação da região cervical durante a operação das mesmas. A realização manual das tarefas afetam a postura do tronco, que poderia ser melhorada.
Empresa Escolhida para estudo
A empresa que escolhemos para este trabalho foi a fábrica de costura de roupas e calçados onde se vê uma grande necessidade da ergonomia está atuando para melhorar a vida dos operadores das máquinas de costura.
Desenvolvimento
De acordo com Kroemer(1993)"O bom desempenho de um posto de trabalho depende da correta avaliação de uma série de fatores interrelacionados" As condições do posto de trabalho, incluindo mobiliário, equipamentos e ambiente afetam a interação entre a tarefa, a postura adotada e as atividades realizadas.
Uma série de fatores ocupacionais e individuais, incluindo características do posto de trabalho, tais como altura da mesa ou bancada, altura e formato da cadeira e seu encosto, distâncias de alcance em relação aos equipamentos que devem ser utilizados, formato e tamanho de dispositivos em uso e as características antropométricas do trabalhador. Quando o operador esta costurando, acontece uma inclinação do tronco para frente, as vértebras movem- se anteriormente, forçando o disco intervertebral posteriormente. Posições de flexão contínua do tronco são a causa de lesões na coluna cervical e lombar no