Análise ergonômica
O presente estudo buscou fazer uma análise ergonômica do trabalho com foco na atividade de costura em uma linha de montagem de bonés.
Escolheu-se uma empresa de boné localizada na cidade de Apucarana, Estado do Paraná. Com o objetivo de analisar as condições de trabalho nestas empresas e de realizar intervenções ergonômicas.
A cidade de Apucarana em 2004 recebeu do governo federal, a denominação de Arranjo Produtivo Local (APL) com essa denominação iniciou-se uma evolução no setor e um desenvolvimento econômico e social ao município. Sendo responsável por 80% da produção de boné no país recebendo o titulo oficial de “Capital Nacional do Boné”.
As intervenções ergonômicas visam a melhor interação homem-trabalho de forma a tornar a atividade laboral mais prazerosa e satisfatória, e em contrapartida, reduzir os impactos negativos inerentes a atividades repetitivas e monótonas.
O estudo descreverá os procedimentos realizados durante as fases relativas a EAT (Análise Ergonômica do Trabalho) metodologia existente na literatura, procurando identificar e sugerir melhorias nos problemas encontrados no posto de trabalho.
Segui-se um roteiro baseado em Guérin et al( 2001), cujas as fases são: * Análise da demanda * Análise da tarefa * Análise da atividade
2.1 Análise da Demanda
Num primeiro momento analisou o ambiente de trabalho em especial no setor de produção, ouviu-se relatos espontâneos dos colaboradores e houve uma conversa com o proprietário e a partir disto fez-se um planejamento ergonômico para delinear as próximas etapas a serem investigados.
Após este levantamento, entrevistou-se o diretor comercial e proprietário da empresa, onde foram levantados diversos aspectos levando-se em consideração o seu ponto de vista sobre determinadas situações sem ter o conhecimento da opinião dos funcionários.
2.1.1 Visão do diretor comercial
a)