Professor
Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre olimpíadas, democracia, teatro e filosofia. São heranças deixadas por uma antiga civilização que floresceu na Europa por volta de 2500 anos atrás e que foi muito importante para compreendermos o nosso modo de vida atual. A civilização grega teve descendência de vários povos indo-europeus. Aqueus, eólios, dórios e jônios foram as primeiras populações a formarem cidades autônomas que viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo.
Para entender mais sobre essa grande civilização, vamos dividir os períodos para facilitar o estudo.
PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (2.000 A 1.100 a.C.)
Os primeiros povos a migrar para a Grécia foram os aqueus, que vieram do norte por volta de 2000 a.C. Eles se fixaram na região continental da Grécia e lá viviam em aldeias de propriedade coletiva. Com o passar do tempo as aldeias tornaram-se cidades fortificadas, ricas em ouro, cercadas de muros e lideradas por chefes guerreiros. As principais eram Micenas e Tirinto.
Ao mesmo tempo, havia na ilha de Creta aldeias de camponeses cuja principal atividade econômica era o comércio marítimo. Os chefes das aldeias deviam obediência ao rei que vivia no suntuoso palácio de Cnossos. Controlaram o Mar Egeu e a Grécia Continental. Não se sabe ao certo as causas, mas em 1750 a.C. o seu crescimento foi interrompido, o que facilitou sua conquista pelos aqueus.
Entre 1700 a 1400 a.C., outros povos também se fixaram na Grécia e se adaptaram à cultura dos aqueus, entre eles estavam os eólios e os jônios.
Mais tarde, por volta de 1200 a.C., os dórios invadiram a região e destruíram as cidades e os palácios dos aqueus. Foi um período marcado por muita violência e dificuldades. A economia passou a ser basicamente a agricultura e o pastoreio. Muitas pessoas fugiram dando origem a primeira diáspora grega. Outra conseqüência desta invasão foi o desaparecimento da