professor
Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cuité Centro de Educação e Saúde Unidade Acadêmica de Educação Nome: José Robson da Costa Venâncio Matrícula: 81111069 Turno: Noturno Nome: Alexsandro silva santos Matrícula: 81111052
O trabalho experimental é feito através de observações que, na maioria das vezes, envolvem medidas, que devem ser realizadas com a utilização de instrumentos adequados, cujo princípio de funcionamento seja do conhecimento do experimentador. Assim, ele pode fazer uma avaliação crítica das leituras obtidas, bem como das incertezas associadas. Para isso, é necessário estabelecer alguns conceitos:
a) Medidas diretas realizadas em laboratório. b) Medidas indiretas obtidas através de outras medidas. c) Resolução Menor divisão da escala. d) Precisão pode-se dizer que um instrumento é preciso se a sua resolução for pequena e, conseqüentemente, uma leitura for acompanhada de pequena incerteza. e) Exatidão Pode-se determinar o quanto um instrumento de medida é exato através da diferença entre uma leitura obtida por ele e outra obtida por um instrumento padrão.
Ao se definir uma grandeza física, torna-se necessário estabelecer uma série de procedimentos para medir essa grandeza e atribuir-lhe uma unidade (Halliday, 2008). Há tantas grandezas físicas que difícil se torna organizá-las. Entretanto, elas não são independentes umas das outras. O que se faz é selecionar, entre todas as grandezas físicas possíveis, um número pequeno delas, as quais são chamadas grandezas fundamentais, sendo todas as outras grandezas derivadas delas. As grandezas básicas da mecânica clássica são: comprimento, massa e tempo.
Dentre os vários instrumentos para medidas de comprimento, podem ser destacados a trena, a régua milimetrada, o paquímetro e o micrômetro. Para as medidas de massa são utilizadas as balanças, enquanto as medidas de tempo são realizadas com instrumentos de medidas denominados