professor
Resenha por João Paulo de Oliveira, 4° semestre de letras Unemat.
Como analisar narrativas, Cândida Vilares Gancho
Cândida Vilares Gancho estrutura A narrativa em cinco elementos principais: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador discorrendo em sua obra que há muitas possibilidades de narrar, tanto oralmente ou escrito, em prosa ou em verso, usando imagens ou não.
Ganho classifica os textos literários em gêneros de acordo com sua estrutura, estilo e a recepção. Esta divisão classifica em os gêneros em épico, que é o gênero narrativo ou ficção; lírico, que trata a poesia lírica e textos de tetro, e o dramático, que trata da questão das narrativas como novelas e romances e contos e crônicas.
O ator em sua obra caracteriza presença do narrador como fundamental para a narração, e o enredo, referindo ao conjunto dos fatos de uma história dotada de estrutura e de natureza ficcional sendo que esta deve ser verossímil, observando que mesmo que a historia seja inventada o leitor deve acreditar nos fatos da historia que lê. Ainda Gancho estrutura do enredo como centro em seu conflito, no que estrutura o movimento da historia, colocando o conflito como qualquer situação da história que se opõe a outro
Cândida classifica o personagem, como o elemento que faz a ação. O personagem pode possuir papel de protagonista na historia quando o papel dele é de herói ou anti-herói ou antagonistas. Também gancho classifica mais três elementos da narrativa o tempo o espaço e narrador explicando que o tempo relaciona na com a época e a duração da historia. O espaço o lugar onde acontece a ação e o narrador que pode ser na terceira ou primeira pessoa sendo que pode ser testemunha protagonista ou um intruso na ação.
A autora diferencia o tema com a mensagem na narrativa colocando o tema como a idéia central da historia e a mensagem que venha ser um pensamento ou conclusão da historia.
Ainda