Professor de Acordo com os PCNs do Ensino Fundamental
O professor é um facilitador, no processo de busca de conhecimento quando organiza e coordena as situações de aprendizagem em sala de aula. Porque dessa maneira o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. O papel do professor seria um intermediário, entre os conteúdos de aprendizagem e as atividades construtivas para assimilação. Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.
O professor como avaliador:
Ocorre quando de várias maneiras o professor, avalia teu aluno, pode ser através de provas, trabalhos, ou diariamente em sala de aula, e por meio disso ele consegue analisar teus alunos e verificar o que foi absorvido e o que não ocorreu assimilação.
O professor como organizador:
Precisa compreender as diferenças individuais no grupo de trabalho, e proporcionar situações para que todos se envolvam no processo, apoiando, incentivando, motivando, de forma coletiva e individualmente. Deve promover a auto critica e a auto avaliação a liderança e o reconhecimento e superação dos fracassos.
O professor como mediador:
Prevenir e evitar conflitos, no ambiente escolar, orientar sobre o papel da família no processo educativo, sugerir atividades pedagógicas complementares, orientar e apoiar os alunos na pratica de seus estudos.
Os PCNs e o Ensino Fundamental em Matemática. Quais suas vantagens e desvantagens?
Há inúmeras vantagens e uma dela seria porque ele propõe que os professores abordam conteúdos relacionados com o dia a dia dos alunos, propõe que esses estejam mais ativos e colaborem para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, e que