conhecendo as avaliações da educação brasileira
Tema abordado no trabalho vem nos apresentar as avaliações do sistema público de ensino do país , que são Saeb, Prova Brasil e Provinha Brasil que tem o objetivo de concientizar-nos sobre a realidade de cada escola.
Em 1990 foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação o Saeb, foi a primeira iniciativa a nível nacional para estudar e conhecer a real situação do sistema educacional brasileiro. Desde então o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP , vem produzindo indicadores sobre o sistema educacional, sendo que alguns dos indicadores são preocupantes pois revelam graves problemas na eficiência do ensino oferecido pelas escolas.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala. Aneb- Avaliação Nacional da Educação Básica “entre alunos da rede pública e privada 4° série / 5° ano e 8° série/ 9° ano do Ensino Fundamental e no 3° ano do Ensino Médio.
Anresc- Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ,conhecida como Prova Brasil é uma avaliação censitária com alunos de 4° série / 5° ano e 8° série/ 9° ano Ensino Fundamental para escolas públicas , redes municipais , estaduais e federais.
ANA- Avaliação Nacional da Alfabetização de caractér censitária para alunos do 3/ ano do Ensino Fundamental das escolas públicas com o principal objetivo de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa , alfabetização Matemática e condições de oferta do ciclo de Alfabetização das redes públicas; A ANA , foi incorporada ao Saeb recentemente em 2013.
Os objetivos destas avaliações são avaliar o nível de alfabetização dos alunos, oferecer aos professores gestores e a rede de ensino um diagnóstico da qualidade da alfabetização; buscando melhorias no ensino. O maior objetivo é a concientização