produção
A função produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade. Ela acompanha o homem desde a Antiguidade, quando polia a pedra a fim de transforma-la em um utensílio doméstico.
A produção artesanal começou a entrar em decadência com a Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor, iniciou-se o processo de substituição da força humana pela força da máquina. Os artesãos deixam de trabalhar em suas oficinas para serem agrupados nas primeiras fábricas. Muitos dos conceitos que hoje parecem óbvios não eram na época, como o conceito de padronização de componentes, desenvolvido para dar mais agilidade a produção de armas para o exército americano.
A produtividade pode ser medida através da análise da relação entre as Saídas (ou seja, a medida quantitativa do que foi produzido, como o valor das receitas provenientes da venda dos serviços ou produtos finais) e as Entradas (ou seja, a medida quantitativa dos insumos, como a quantidade ou o valor das matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica etc.).
Em meados de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada. Surge o conceito de produção em massa (grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação dos tipos de produtos finais).
1. Definição de Administração da Produção
A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. São as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. A função de produção na organização representa a união de recursos destinados à produção de bens e serviços. Qualquer organização possui uma função de produção porque produz algum tipo de bem/serviço.
2. Modelo de Transformação
Qualquer operação produz bens e serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um processo de transformação. Por transformação pode-se entender o uso dos recursos para