Ferramentas para a An lise de Riscos
Série de Riscos (SR): A SR é uma técnica de identificação de riscos que leva em consideração, a partir de um risco inicial, todos os demais riscos associados que conduzem ao possível dano ou perda.
Série de Eventos (SE): A SE é uma técnica de identificação de riscos que leva em consideração, a partir de um evento inicial, todos os demais eventos isolados ou em associação que possam conduzir a uma possível perda ou dano.
Check List (CL): É um método é de caráter geral, com abordagens qualitativas, ou seja, diagnostica situações de riscos a partir de um certo cenário, avaliado por intermédio de perguntas previamente estabelecidas
Técnica de Incidentes Críticos (TIC): Trata-se de técnica operacional qualitativa que busca obter informações relevantes acerca de incidentes ocorridos durante determinada fase ou período, relatadas por testemunhas que os vivenciaram. Incidente também é conhecido como quase acidente. Com base em bancos de dados específicos correlacionam-se os incidentes com as frequências, montando-se uma pirâmide de ocorrências, utilizadas nas avaliações dos riscos. Um dos bancos de dados mais empregados é o WOAD World ide Offshore Accident Databank.
Classificação da TIC
Incidentes = quase acidentes
A metodologia emprega, principalmente, entrevistas com os operadores dos sistemas, somando-se a isso bancos de dados, com os incidentes relacionados por tipo de ocorrência.
Para a classificação tem-se:
•Classe I: Aqueles que provocam alterações no planejamento ou na produção.
•Classe I: Aqueles que provocam atrasos no planejamento ou na produção;
•Classe I: Aqueles que provocam paralisações ou o insucesso do planejamento;
•Classe IV: Aqueles que afetam a integridade física das pessoas;
Exemplos de TIC
Que tipo de acidente pode ocorrer com este equipamento?
Como?
Em que circunstâncias?
Qual foi o resultado?
Como foi controlado?
Houve uma extensão dos danos a outros equipamentos ou instalações?
Quanto tempo durou a