produção
2º Por ser o responsável pela transferência de recursos dos agentes financeiros superavitários para os deficitários.
3º
Primeira fase – caracterizou-se pela intermediação financeira na sua forma mais simples através de atividades relacionadas ao setor cafeeiro e a implantação de projetos no setor de infraestrutura;
Segunda fase – caracterizada pelo período das Guerras e Depressão
Terceira fase- caracterizou-se como fase de transição entre a estrutura simples de intermediação financeira e a complexa estrutura montada a partir das reformas institucionais de 64-65.
Quarta fase – iniciou-se em 1964-65, com a promulgação de três leis que introduziram profundas alterações na estrutura do SFN.
4º normativo e intermediação financeira
Subsistema Normativo: Tem a função de editar normas definir as transferências de recursos dos poupadores aos tomadores e controlar o funcionamento das instituições.
Subsistema Operativo: Tem como função operacionalizar a transferência do poupador estabelecidas pelas entidades integrantes do subsistema de supervisão. 6° Competências:
- Estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia;
-Regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras;
-Disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.
Objetivos:
-Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento ;
-Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais ;
-Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento