O CUSTEIO ABC COMO FERRAMENTA DE DECISÃO
Ciências Contábeis – RA 3212005
O CUSTEIO ABC COMO FERRAMENTA DE DECISÃO
FAAT – FACULDADES ATIBAIA
ATIBAIA/SP
2013
Custeio Baseado em Atividades
O custeio ABC, também denominado de Contabilidade por Atividades, surgiu "em meados da década de 80 com o objetivo de suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, serviços, clientes e canais específicos" (Kaplan e Cooper, 1998:15) e continua obtendo sucesso porque proporciona melhor gerenciamento dos custos da empresa para manter a competitividade num mercado cada vez mais ocupado por concorrentes locais e, com a globalização, mundiais. Nakagawa (1994:17) nos diz que "A competitividade de uma empresa pode ser definida, em sentido amplo, como sua capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que lhe permitam enfrentar a concorrência".
O custeio baseado em atividades (ABC) é uma metodologia de custeio que procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio dos custos indiretos.
O ABC pode ser aplicado também aos custos diretos, como na mão-de-obra direta, por exemplo, mas não haverá nesse caso diferenças significativas. A diferença se dá quando se trata dos custos indiretos.
Com o avanço da tecnologia e a maior complexidade dos sistemas de produção, os custos indiretos vêm aumentando em muitas indústrias, comparando aos custos diretos.
O que também vem exigindo cada vez mais a melhor alocação dos custos indiretos é a grande diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta de setores industriais.
Dentre outros, esses são os motivos da adequação na alocação dos custos indiretos, que no passado eram toleradas as eventuais subjetividades e hoje podem provocar enormes distorções.
A utilização do ABC pode também oferecer subsídios para que se atenda às exigências legais com o mínimo de arbitrariedade no tratamento dos custos indiretos.