Ética Cristã Medieval
LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS
ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL
AVALIAÇÃO DA PESQUISA SOBRE ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA FACULDADE SÃO MIGUEL
RECIFE
2014
FACULDADE SÃO MIGUEL
LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS
ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL
AVALIAÇÃO DA PESQUISA SOBRE ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA FACULDADE SÃO MIGUEL
Pesquisa realizada pelo acadêmico: Thomaz Rêne Lins da Paixão, sob a orientação do Prof. João Murilo Santos, como um dos requisitos para conclusão da disciplina Ética e Cidadania Na Sala de Aula do curso de Licenciatura Em Letras/Inglês da Faculdade São Miguel.
RECIFE
2014
Sumário
Introdução
A filosofia católica que começa permear nesse contexto histórico, apresenta-se imensa na obscuridade intelectual, qual limita o desenvolvimento livre do intelecto humano racional. Dar-se-á início nesse período o domínio das verdades reveladas pela palavra Divina, o que não permite a contestação por parte de quem a ouve. Impedindo desta maneira a atuação da razão na busca do conhecimento, outra acontecia dentro da filosofia grega clássica. Ainda, nesse âmbito, ocorre a limitação ética, pela índole religiosa e dogmática.
No objetivo de fortalecer as revelações divinas junto os intelectuais, a Filosofia Católica aproveita a herança da Antiguidade, particularmente de Platão e Aristóteles, evidente só depois de uma submissão cristã. Começa aí, um processo elaborado da aplicabilidade da Ética Cristã, ou ética Medieval, junto a uma sociedade com vistas a outro mundo (o Divino), transportando os valores e fim, até então humano, a Deus-Onipotente. Dando início aos mandamentos supremos que passam a atuar como reguladores do comportamento humano. Mandamentos estes que oriunda as regras de condutas - moral e ética - procedentes de Deus e com sua finalidade nEle.