Produção
Prof. Sérgio Dantas
1. Estratégias de Processos de Produção
Uma decisão importante para a área de produção é encontrar a melhor maneira de produzir bens e serviços. O objetivo é escolher um meio de produzir, que atenda os requisitos dos clientes e às especificações do produto dentro das limitações de custos e de outras restrições da empresa.
De uma forma geral, todo bem ou serviço é produzido usando-se alguma variação de uma das três seguintes estratégias de produção: Foco no processo, foco repetitivo e foco no produto. Essas três restrições podem ser combinadas para atender requisitos de volume e de variedade necessários.
1.1 - Foco no Processo
Setenta e cinco por cento de toda a produção global são de itens de baixo volume e grande variedade, cuja produção organiza-se em processos. Departamentos de solda, pintura e polimento são comuns em fábricas. Contas à pagar, vendas e folha de pagamento são comuns em escritórios. Nessas organizações o foco está nos processos de produção. Os equipamentos, o arranjo físico e a supervisão acomodam-se aos processos de produção. Cada processo desempenha várias atividades, modifica-se frequentemente e pode atender às necessidades de vários produtos. São chamados processos intermitentes. As principais características dessa forma de produção são:
Produzidas pequenas quantidades e grande variedade;
Equipamento usado é de finalidade geral;
Operadores altamente qualificados;
Os produtos acabados normalmente são feitos para atender a pedidos, e não para serem estocados;
Custos fixos baixos e custos variáveis altos.
1.2 - Foco Repetitivo
Uma linha de foco repetitivo é a clássica linha de montagem. Tais linhas utilizam módulos previamente preparados, por isso, é um processo de produção mais estruturado e consequentemente menos flexível. Empresas de fast food são exemplos de processos repetitivos que utilizam módulos (pães, carnes,