porque estudar a midia
UMA REFLEXÃO DE SEUS DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Rodrigo Augusto Kovalski
1. Resumo
Este artigo terá como objetivo discutir quatro pontos dentro dos contextos de mídia e poder e seus desdobramentos na (des)construção de identidades antes locais para agora globais. A primeira discussão que este trabalho suscitará será a democracia pós-moderna e a estética do capitalismo / consumismo, a segunda discussão é intitulada os efeitos midiáticos e do poder na sociedade pós-moderna do espetáculo, o terceiro é a Indústria cultural e a manutenção do poder da aparência, e o quarto tema dentro do artigo é intitulado da colônia antiga à teia globalizada. O resultado da análise deste artigo levará à reflexão dentro dos contextos de (des)construção das identidades globalizadas contemporâneas, além da discussão de uma realidade imanente a todos dentro das sociedades.
Palavras-chave: Mídia. Poder. Identidade.
2. Introdução
Este artigo terá como objetivo realizar uma análise contemporânea das mídias e os desdobramentos de seu poder nas sociedades capitalistas, para isso esta pesquisa terá como pergunta central a ser respondida: até onde os meios de comunicação de massa influenciam a vida dos indivíduos na sociedade capitalista.
Discutirá sobre a importância dos meios de comunicação hoje, os quais parecem algo banal, algo que não precisa ser dito mais, porém, traçar um estudo sobre os efeitos de poder se faz necessário na contemporaneidade, já que suas forças dominam os olhares e mentes das sociedades. Este estudo busca um entendimento de como as sociedades e indivíduos, se veem vulneráveis perante suas influências diárias, sejam estéticas, visuais, mensagens subliminares ou até mesmo aspectos psicológicos.
Hoje, devido tamanha evolução dos meios de comunicação social, o sistema faz, para não dizer, obriga, os indivíduos a adentrarem dentro de plataformas, ou sintonizarem determinados aspectos virtuais para se