Handebol
Vamos começar a relacionar as brincadeiras dando ênfase ao aprendizado que vai do simples ao mais complexo e dando progressão ao jogo handebol começando com o passe. Tomando o passe como fundamento a ser aprendido, podemos aplicar para o aluno a brincadeira popular conhecida de Jogo dos Passes, como indica a figura abaixo:
Este jogo consiste em formar duas equipes com os alunos da turma. Após a divisão dos participantes deve-se solicitar que eles espalhem-se pela área de jogo, jogo este que terá início com a bola ao alto. Uma das duas equipes de posse da bola deverá tentar efetuar o número de passes que a turma ou o professor estabelecer, sugerimos sete ou mais. A equipe com a posse de bola tem que executar os passes sem permitir que o outro grupo a “roube”. O grupo que estará sem a posse de bola terá que interceptar os passes e tentar pega-lá. Quando a equipe que iniciou a contagem dos passes completa o número estabelecido, ela marca um ponto, e reinicia-se a contagem. A equipe a reiniciar a contagem pode ser tanto a que tinha a posse de bola, ou a equipe que tentava intercepta-lá, cabe ao professor e alunos decidir. A contagem dos passes deverá ser realizada em voz alta e clara de preferência por todos, professor e alunos.
Outra atividade que trabalha o passe é a Bola em Ziguezague, que se brinca dessa forma: com duas bolas de cores diferentes de preferência, a turma será dividida em duas equipes dispostas nas laterais da quadra, em ziguezague, se a turma não possibilitar a divisão de números iguais o professor pode permitir que uma das equipes fique com a quantidade impar de aluno. Destacando que o objetivo da brincadeira não é saber qual equipe é mais rápida ao passar a bola, mas sim, qual equipe executa melhor o passe sem deixar a bola cair no chão, dando aos alunos a responsabilidade de passar bem a bola para o colega e de tentar receber bem a bola. As figuras abaixo dão um exemplo de como os alunos devem estar posicionados.