Teorias Administrativas
O Balanced Scorecard complementa as medições financeiras com avaliações sobre o cliente. Identifica os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizado e crescimento, assim como os investimentos em recursos humanos, sistemas e capacitação profissional. Uma empresa precisa ter bom desempenho em várias dimensões, em todas as áreas para conseguir êxito a longo prazo e o Balanced Scorecard é um sistema que traz exatamente este resultado.
As organizações querem profissionais com capacidade intelectual, pois antes, o sistema de gestão era simplesmente contratar pessoas para executar as instruções estabelecidas pelos dirigentes, subordinados. Hoje, o sistema empresarial mudou. Nesta nova gestão, o processo de feedback estratégico do Balanced Scorecard representa um grande avanço para as organizações. Como citou Kaplan “O sistema de feedback estratégico é parecido com o lançamento de um foguete para Marte. Precisamos definir a trajetória antes para verificar se ele está no rumo certo ou se é preciso fazer correção”.
Faz parte deste feedback, dar ênfase na estratégia. Mesmo que as metas continuem sendo determinadas pelos níveis hierárquicos superiores, elas devem ser transmitidas de outra maneira para o restante da organização, para que cada um de seus membros a compreenda e possa fazer sugestões sobre como implementar estratégias traçadas pela alta gerência. Sua finalidade é indicar se a participação de mercado aumentou em relação aos clientes-alvo, se está melhorando seus processos internos e se está criando novos produtos e serviços, se os funcionários estão sendo treinados de forma correta e contínua e se estão utilizando novas tecnologias. Este sistema especifica concretamente em qual posição a empresa quer estar dentro de três ou cinco anos e formula uma hipótese de como será a trajetória para chegar até lá. A