Produção textual
INTRODUÇÃO
O presente trabalho Mostra a importância de planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor, as especificidades dos métodos de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na educação infantil. E tem por objetivo compreender a organização do espaço educativo presente na educação infantil, construindo conhecimentos científicos necessários a atuação dos professores na educação infantil.
E por fim fala da importância da roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade da criança com a presença do lúdico no contexto da educação infantil e na organização do trabalho pedagógico.
DESENVOLVIMENTO
Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim podem-se compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que, para elas, a fase inicial é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar. O educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Desta forma, o educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de